"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

domingo, 29 de junho de 2014

DIÁRIO DA COPA, 28: A HORA DA COSTA RICA!

Costa Rica classificada no Recife (IG).
Numa postagem anterior, eu disse que a Grécia não seria fácil, como não foi. E também que a Costa Rica não poderia se assoberbar, como não o fez; aliás, ela respeitou o adversário até demais e por isso sofreu para se classificar.
 
Ao fazer o gol, numa arquitetura perfeita e um arremate preciso de Brian Ruiz, que deixou o goleiro grego parado, a Costa Rica ainda assim não mudou sua maneira respeitosa de encarar a Grécia e foi assim que, ao perder um jogador, expulso, teve toda a sua estrutura tática desmontada. A solução foi lutar para não levar gol e esperar por um contra-ataque milagroso. E à Grécia coube ir à frente, numa pressão intensa, recompensada pelo empate, assinalado por Sokratis, talvez com uma ajudinha do filósofo: 1x1.
 
Ao fim, ao vencer por 4x3 nos pênaltis, a Costa Rica viu seu esforço ser coroado pela vitória e sobretudo ganhou algum cadinho de tempo e descanso para talvez retomar sua história nesta Copa, que é mais de técnica e ataque que de superação e resistência. Nestes dois últimos quesitos, a mestra foi a Grécia, para a qual cada jogo foi uma batalha.

Nenhum comentário: