"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

quinta-feira, 19 de junho de 2014

DIÁRIO DA COPA, 10: A CELESTE VIVE!

Suárez 2x1 Inglaterra (IG).
Mais cedo,  em Brasília, a Colômbia chegou aos seis pontos: 2x1 na Costa do Marfim. E ainda hoje, se houver empate ou vitória da Grécia contra o Japão, estará classificada para a próxima fase. Num grupo aparentemente fraco, mas não mais fraco que o do Brasil, a Colômbia parece sobrar e, firme, talvez caminhe para o seu melhor mundial, muito embora entre em campo contra Costa Rica, Uruguai ou Itália na próxima fase, e os dois últimos, além de indigestos, possuem um histórico de grandes conquistas, o que sempre pesa. Com dois ou três jogadores acima da média (James, Cuadrado), uma defesa firme e muita velocidade, tanto atacando quanto contra-atacando, a Colômbia não deve ter dificuldades para ser a primeira do grupo.
 
Horas depois, em São Paulo, o Uruguai não desperdiçou a chance de vencer e, talvez, mandar para casa, precocemente, os criadores do futebol. A vitória contra a Inglaterra foi heroica, e o mérito, do coletivo, mesmo que Suárez tenha feito os dois gols, ambos muito bonitos. Um 2x1 justo e arrancado com muita garra e técnica também, exemplificada pelos gols. Ah, se o Brasil jogasse assim, com 50% dessa vontade que empurrou os uruguaios sobre os ingleses e refez uma trilha de esperança para a Celeste. A verdade é que o Uruguai com Suárez é um e, sem ele, outro completamente diferente, e por isso foi surpreendido pela Costa Rica na estreia.

Em Natal, com um jogador a mais, o Japão bem que tentou ganhar a partida, mas demonstrou que não tem vocação para o gol e que precisa se aperfeiçoar, se quiser balançar as redes na última rodada. Foi um zero a zero empolgante, mas ainda assim um zero a zero, placar que deveria ser proibido por decreto. A outra vaga do grupo está aberta, com ligeira vantagem para a Costa do Marfim, que se classifica até com um empate, se o Japão não ganhar da Colômbia. Mas é quase certo que Japão e Grécia deram adeus à Copa.

Nenhum comentário: