"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

sexta-feira, 28 de junho de 2013

FÃ MIRIM DE "82" RECOMENDA

Maria Cecília, leitora precoce e fã de 82, uma Copa, quinze histórias, recomenda o livro. O lançamento é hoje, às 18 horas, na Livraria LDM, no Espaço Itaú de Cinema, Praça Castro Alves, Centro, Salvador, BA. Abaixo, como aperitivo, trecho do conto Arrivederci, Garoto!, de Carlos Vilarinho.

"O ponta-esquerda Edu driblou o lateral direito rubro-negro ao lado da Ladeira da Fonte das Pedras, na Fonte Nova, foi à linha de fundo e centrou na área, à meia altura. O menino arregalou os olhos como quem se assusta de prazer ao ver algo excepcional. Era Pelé, vindo não se sabe de onde, um vulto negro vestido com um manto branco, de santo, subindo entre dois zagueiros absortos, inermes, e cabeceando o balão de couro, que explodiu no peito do goleiro e se perdeu a córner. O negrón olhou incrédulo para o arqueiro dentro do gol, onde deveria estar a bola, morta, mas satisfeita, pois era ali que ela gostava de se ajeitar para dividir alegria delirante e tristeza desesperada, uma para cada lado. Indignado, o jogador deixaria sua marca minutos depois, num chute potente de voleio, como quem dá um aú de capoeira, quase uma bicicleta, golpe mortal, na entrada da área."

A Casarão do Verbo, os autores e a Livraria LDM agradecem a todos que direta ou indiretamente colaboraram com o livro ou o divulgaram. Assim como no trecho acima Pelé para perplexo diante do goleiro, nos prostramos agradecidos diante da reverência com a qual, nas últimas semanas, o nosso livro foi referido, notadamente pelos jornalistas esportivos Milton Neves, José Trajano, Juca Kfouri e Márcio Guedes, bem como pelos blogueiros Luiz Carlos de Almeida, Tércia Montenegro e Daniel Thame. 

Nosso especial agradecimento a Tostão, pelo texto da orelha e pela generosa menção ao livro em sua coluna semanal; a Kátia Borges, que tornou possível contactá-lo; a Reginaldo Manente, pela cessão da histórica foto do Menino do Sarriá, e a José Carlos Villela Jr., pela cessão de sua imagem, retrato de uma perene tristeza, mas símbolo de uma incondicional alegria: 82, uma Copa, quinze histórias.

Nenhum comentário: