"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

quarta-feira, 22 de julho de 2015

INÍCIOS EXEMPLARES, 8: Voltaire

"Eu estava farto da vida ociosa e turbulenta de Paris, da multidão presunçosa, dos maus livros publicados com aprovação e privilégio do rei, das cabalas dos homens de letras, das baixezas e da vilania dos miseráveis que desonravam a literatura. Encontrei, em 1733, uma jovem senhora que pensava de modo semelhante ao meu, e que tomou a decisão de ir passar vários anos no campo, para lá cultivar seu espírito longe do tumulto mundano; era a sra. marquesa du Châtelet, a mulher que na França mais tinha disposição para todas as ciências."

VOLTAIRE. Memórias. São Paulo: Iluminuras, 1995. Tradução de Marcelo Coelho. 100p.

ESTILO. A aferição do mundo da cultura e das artes, por Voltaire, ganha valor universal. Substitua-se Paris por Salvador, São Paulo, Madri ou Los Ângeles, que a situação é a mesma, ainda hoje. E isso é só o início de sua ácida pintura das classes artísticas e monárquicas da Europa da época, repleta de artistas embusteiros e imperadores tirânicos. Voltaire é, igualmente, um dos primeiros a sinalizar para a libertação da mulher, do jugo masculino, através do conhecimento e da educação.

Um comentário:

Unknown disse...

Sobre as "classes artísticas" os "homens de letras" e outras coisas estranhas: em matéria de literatura o legal mesmo é literatura.