"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O IPTU ABUSIVO DE SALVADOR

Foto de Salvador: por Dom Mauro Morelli, em seu blog.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, ao que parece decidiu punir o Vitória por continuar na Série A: subiu o IPTU do Barradão de 300 mil para 3 milhões!
 
Bem, humor à parte, estamos todos, em Salvador, pagando taxas de IPTU abusivas. Quem pagou em 2013 em torno de 280 reais, vai pagar este ano quase 600!
 
E a cidade continua a mesma: suja, atravancada de camelôs, com engarrafamentos quilométricos, abarrotada de casarões centenários com as marquises prestes a cair (dê uma voltinha no Comércio, mas não esqueça de levar o capacete e rezar para o Senhor do Bonfim), praças infestadas de drogados a pedir esmolas ou roubando, descaradamente, nas barbas da polícia, restaurantes com banheiros sem luz, às vezes sem água, seguramente sem papel nem sabão, e inúmeros estabelecimentos de comércio alimentício sem nenhuma higiene, com mesas e cadeiras que invadem a rua e impedem a passagem dos transeuntes. Dia desses, numa farmácia, peguei o seguinte diálogo entre duas balconistas:
 
"Você conhece aquela padaria... Que serve almoço..."
"Sei qual é."
"Ontem, encontrei uma barata no pudim."
 
Sem falar da Estação da Lapa, o mais importante terminal rodoviário urbano de Salvador. Além da sujeira e do Bar a Céu Aberto do Neto, é tiro, água de esgoto correndo, camelôs que se espalham em todo o local e tornam o entorno imundo, tapumes que obstruem a visão e escondem, adequadamente, os ladrões, que, com isso, agem mais à vontade, e alguns policiais, inoperantes, que acham tudo isso muito natural.
 
Somos quase 3 milhões de habitantes em Salvador, mas, estranhamente, não somos servidos por trens urbanos, transporte comum em qualquer grande capital do país; temos um metrô que não passa de um fantasma ou um delírio; e os ônibus, os ônibus... Esqueça-os! Se você não vai para muito longe, vá a pé, é mais limpo, rápido e mais saudável, mas cuidado com os buracos: a prefeitura costuma esburacar a cidade toda para o carnaval, e os buracos utilizados num ano são os mesmos do ano seguinte, acrescidos de novos.
 
É esta cidade que vai ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol.
 
Depois de 2014, a FIFA só vai pensar em Copa na Europa, nos EUA e na Ásia. Aliás, Copa do Mundo de Futebol, pelo que representa e pelo quanto movimenta, em dinheiro e pessoas, deveria ser realizada apenas por países de Primeiro Mundo, o que estamos longe de ser. Especialmente na Bahia.

Nenhum comentário: