Um mês no campo (1850) é a mais importante peça teatral de Ivan
Turgueniev (1818-1883) e uma obra-prima do gênero, na Rússia antes do
aparecimento das revolucionárias peças de Anton Tchékhov (1860-1904). É consenso se afirmar
que esta obra de Turgueniev influenciou Tchékhov, como retrato da burguesia
campesina, frequentemente representada por ele como reduto de tédio, desespero
e melancolia. Estão lá os tipos indefectíveis de sua dramaturgia: o médico, o rico proprietário rural, sua esposa entediada, os preceptores, os agregados,
visitantes, vizinhos e alguém especial, motor da ação, que chega para romper o
equilíbrio e desfazer a harmonia. Tio
Vânia não foge a este padrão e se tornou, talvez, a mais cultuada peça de
Tchékhov. A única edição no Brasil de Um
mês no campo coube à editora Hucitec, em 1990, com recursos da Secretaria
de Cultura de Estado de São Paulo, em tradução de Fernando Peixoto e José Celso
Martinez. A edição é bonita, bem cuidada, com mancha gráfica confortável e
fontes graúdas que facilitam a leitura, mas apresenta alguns erros grosseiros
de revisão. Mesmo assim, é leitura obrigatória para os apreciadores da
literatura russa.
Publicado originalmente na Verbo 21, na coluna Crítica Rasteira, em dezembro de 2012.
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