"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

domingo, 20 de janeiro de 2013

LEITURAS, 21: PRÉ-TCHÉKHOV


Um mês no campo (1850) é a mais importante peça teatral de Ivan Turgueniev (1818-1883) e uma obra-prima do gênero, na Rússia antes do aparecimento das revolucionárias peças de Anton Tchékhov (1860-1904). É consenso se afirmar que esta obra de Turgueniev influenciou Tchékhov, como retrato da burguesia campesina, frequentemente representada por ele como reduto de tédio, desespero e melancolia. Estão lá os tipos indefectíveis de sua dramaturgia: o médico, o rico proprietário rural, sua esposa entediada, os preceptores, os agregados, visitantes, vizinhos e alguém especial, motor da ação, que chega para romper o equilíbrio e desfazer a harmonia. Tio Vânia não foge a este padrão e se tornou, talvez, a mais cultuada peça de Tchékhov. A única edição no Brasil de Um mês no campo coube à editora Hucitec, em 1990, com recursos da Secretaria de Cultura de Estado de São Paulo, em tradução de Fernando Peixoto e José Celso Martinez. A edição é bonita, bem cuidada, com mancha gráfica confortável e fontes graúdas que facilitam a leitura, mas apresenta alguns erros grosseiros de revisão. Mesmo assim, é leitura obrigatória para os apreciadores da literatura russa.

Publicado originalmente na Verbo 21, na coluna Crítica Rasteira, em dezembro de 2012.

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