"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

POETA-POEMA, 61: FRANCISCO ALVIM

A arte de Romaine Brooks.
| Expor um poeta, defini-lo com um só poema.
Despertar com ambos alguma consciência. |

AMADA

Recuo de meu dia para ver-te
e a toda claridade que me trazes

Não te busco
Não saberia encontrar-te
Estás onde o acaso te situa
e é a mesma embora outra me apareças
sempre a resgatar-me
com a vida que me vem de tua face

FRANCISCO ALVIM (1938). Poeta brasileiro, nascido em Araxá, MG. Integrou a chamada "geração mimeógrafo", que revelou ao Brasil Cacaso, Leminski e Chacal. Sua estreia se deu em 1968, com o volume Sol dos cegos. Em 1981, a Brasiliense reuniu quase toda a sua poesia em Passatempo e outros poemas, do qual se retirou este madrigal.

Nenhum comentário: