"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

sábado, 26 de julho de 2014

MAIS OUTRO AVIÃO

Destroços do voo para a Argélia (Globo.com).
Em apenas poucos dias partiram Nadine Gordimer, João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e agora o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, autor do "Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica" (Nova Fronteira, 1987), o primeiro do gênero em todo o mundo. Um brasileiro ilustre que a imprensa em geral ignora, em favor de Dungas e Sininhos. 

A poetisa uruguaia Idea Vilariño tem um poema que nos dá bem a medida desta constante transitoriedade da vida, quando nos diz que "cada tarde que finda formosamente morre", como as pessoas. E conclui: "mais uma, menos uma". 

Para onde quer que os quatro acima tenham ido, são mais um por lá, e menos um por aqui, para a felicidade das Sininhos de plantão, que, em nome de ideais políticos questionáveis, depredam, ferem e até matam. E ainda encontram entusiasmados seguidores. Histéricos de porta de cadeia, com os braços abertos para recebê-los. Não importa se fazem o bem ou o mal. 

Mas em breve o relógio marcará a supressão de mais uma vida, ou por cansaço ou por doença ou por atentado ou por acidente. Ou simplesmente por ideais políticos questionáveis. 

Nos últimos dias, três aviões caíram... E, como se sabe que eles caem em série de três ou quatro, a qualquer momento pode cair mais outro, até que peças mecânicas e cabeças vivas se aquietem, e a vida siga em frente, sem acidentes aéreos. Ao menos por um tempo. 

E eis que Israel joga mais uma bomba sobre a cabeça de um punhado de civis inocentes, e os extremistas adversários agradecem por mais este pretexto para intensificar seus atos violentos e desumanos, por este ou aquele ideal: político, religioso, partidário, rarefeito, obsoleto, vazio. 

E é Idea Vilariño, mais uma vez, quem conclui: "Pobre mundo, vão desfazê-lo, vai voar em pedaços".

Já está voando. Ou caindo. Como prefiram. Desde muito tempo.

É um voo com destino previsto. E não haverá sobreviventes.

Nenhum comentário: