"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

domingo, 3 de agosto de 2014

DITADURA, ESTA, TAMBÉM

Danger Girl e seus "instrumentos".
"Toda a ditadura oficial e acadêmica é fatal à arte." (Ramalho Ortigão). Esta frase esteve muito tempo (alguns anos sem dúvida) aí em cima, no cabeçalho do blogue. Quando decidi por substituí-la, decidi também preservá-la numa postagem, afinal de contas ela tem muito a ensinar às pessoas, especialmente aos secretários estaduais de cultura e educação, começando pelos dois bonecos aqui da Bahia, a tirania Barreto-Rubim, que jogam com o destino das pessoas como, quando crianças, rolavam bolas de gude em suas brincadeiras.
 
Com as eleições às portas da realidade, não poupam esforços para tentar convencer as pessoas de que são, ainda, a melhor opção. E vão planejando, a essa altura e depois de tudo o que não fizeram, ações para 2015, 2016, 2017... certos de que conseguirão uma virada e a manutenção da "ditadura de não fazer nada", nem pelas artes nem pela educação, que rege o Partido dos Trapaceiros. E assim, depois, vão nos enfiar mais uma Copa do Mundo, com seu triste espetáculo de abertura e fechamento, entregues a quatro cantoras de baixíssima qualidade, só peitos, pernas e bundas.
 
Quando faltam voz, talento e repertório, é o que resta. São os únicos instrumentos. E a cultura e a educação legitimam os lamentáveis sucedâneos.

Um comentário:

Ianice disse...

Bingo, mano!! Você é farto em verdades!! Espero que leiam e com essa critica tentem virar o jogo antes do 7x1. Beijos!!