"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

LEITURAS, 6: CLARA DA NOITE

O traço cômico do espanhol Jordi Bernet se mescla à verve de Carlos Trillo e Eduardo Maicas, numa HQ que confere humor e crítica social ao contidiano de Clara, uma prostituta de rua. Perambulando pelas esquinas de uma grande cidade espanhola (Madri, provavelmente), Clara se envolve comercialmente com os mais estranhos tipos: um anão envergonhado, dois gângsteres rivais, um marido que depois de tantos anos de casado já esqueceu como se faz a coisa, um rapazinho em sua primeira vez, um padre tomado de fraqueza e esquecido de sua condição de celibatário, um professor carente de realidade e cheio de sonhos com suas alunas, um cego que não acha o caminho e até um técnico de futebol que resolve ministrar sexo para seus comandados, que, claro, com as ações de Clara, não tiveram nenhum êxito em campo. As histórias, de duas a três páginas, alternam comicidade, dor, desilusão e melancolia, pois, além de se defender nas ruas, Clara tem de criar seu filho e, como era de se esperar, sofre o preconceito e a intolerância das "mulheres direitas" do bairro onde mora. O tom irônico da série chega ao auge na história em que a protagonista, depois de estuprada por um desconhecido, volta-se para ele e diz, com estoicismo: "Sim, são trezentos... Mais cem pelo material estragado". Quadrinhos de arte de primeiríssima qualidade.

3 comentários:

Unknown disse...

as mulheres direitas
perguntam
às
mulheres esquerdas
onde ficará o centro?

Lidi disse...

Não leio quase nada do gênero, Mayrant. Atualmente, estou lendo "Toda Mafalda" de Quino. Gosto muito da ironia daquela garotinha que, aos 6 anos, já enxerga um mundo doente, caminhando para trás. Mas nada comparado aos HQ's que você lê e nos indica. Vou ver se consigo comprar algum desses para ler também. Preciso me iniciar nesses quadrinhos de arte. Abraço.

Bípede Falante disse...

Mayrant, um feliz Natal para você e para a sua família :)
bjs.