"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

terça-feira, 8 de julho de 2014

DIÁRIO DA COPA, 34: OLÉ ALEMÃO!

Alemanha 7x1 Brasil (IG).
Talvez seja inútil comentar, depois de tudo, esta goleada da Alemanha sobre o Brasil, mas a verdade é que dias atrás eu disse que o pior técnico da Copa era Felipão. Também falei que talvez a ausência de Neymar pudesse favorecer o Brasil. Eu estava certo e igualmente errado. O Brasil quis a todo custo ser um time de um jogador só. E, sem ele em campo, sobraram os erros crassos do seu técnico.

Felipão é, de fato, muito ruim, pois, desde a convocação, ofereceu aos brasileiros um time sem inspiração, sem meio de campo, sem ímpeto e, pior, dependente de um único jogador, sobre o qual se depositava todas as esperanças e que, se falhasse, como falhou, ainda que por contusão, todo o time falharia. Essa é a lógica de Felipão.

E que neste jogo se revelou escabrosa, pois, numa semifinal de Copa do Mundo, o time leva dois gols e nada é feito, não há mudança tática, nem de jogador, simplesmente o time continua como está, atônito, vago, inexpressivo, inoperante, limitado. Final do primeiro tempo, o inesperado, mas inevitável em tais circunstâncias: 5x0. A Alemanha não é isso tudo, mas, com a ajudinha do Brasil, tornou-se uma súbita máquina de fazer gols. E vai para a final com muita segurança e com seu futebol eficiente e pragmático.

Por fim, também falei, dias atrás, que não era porque o Brasil organizara a Copa que haveria de ganhá-la. O Governo brasileiro (em mãos do Partido dos Trapaceiros), a CBF, a imprensa em geral, Felipão, Neymar e muitos outros jogadores acharam isso: que a Copa do Mundo em si era uma simples festa para o Hexa. Agora sabem, dramaticamente, que não.

Essa derrota haverá de ser um divisor de águas, o enterro de técnicos como Filipão, que se enganam com a ideia de que o Brasil, não importa o adversário, ganhará sempre, pois é sempre o melhor. Por isso não estudam as outras seleções, não trabalham em função de anulá-las, nunca. Acham que vão levar três gols e fazer quatro. Pois levaram sete e quase não fizeram nenhum. Apropriadamente. Há muitos anos que no futebol o Brasil não é mais o melhor: apenas mais um na roda. Eis a verdade. E nem adianta inventar Neymares.

A maior lição que o país pode tirar desta goleada humilhante está nas palavras de um alemão ilustre, Goethe: "O início e o fim de qualquer atividade artística é a reprodução do mundo à minha volta através do mundo dentro de mim".

Um comentário:

Galirou disse...

A melhor crítica sobre o fiasco. Como sempre, você foi certeiro!