"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TAMBÉM, OS ENCANTOS DO SOL

Capa: Schäffer Editorial.
Este romance é resultado da bolsa de criação literária MinC-Petrobras e sai pela Escrituras (SP). Comecei a escrevê-lo em 2004, ampliando o argumento de um conto, lido por Ângela Vilma e elogiado, com esta ressalva: "É história para mais páginas". Crítica e teórica da obra do grande Herberto Sales, que foi com igual êxito contista e romancista, Ângela Vilma sabe o que está dizendo, e como sabe!, e me incentivou, com aquele comentário, a transformar aquela história breve num romance ou, talvez, numa novela, como eu prefiro chamá-la. Foi o texto que escrevi que me deu mais prazer, até aqui. Ficar oito anos envolvido, ainda que como criador, com vários personagens é uma experiência única, e acho que alguns escritores protelam a conclusão de seus romances ou novelas não somente porque são rigorosos quanto à linguagem, mas igualmente porque, envolvidos com a história, é como se fossem também personagens e, assim, vivessem outra existência, sem nenhum dano para as suas vidas reais, como frisou Ernst Fischer. O lançamento está previsto para abril. A capa, de caráter conceitual, bem diferente dos meus últimos livros, já está definida, e o miolo encontra-se em fase de finalização, nas últimas correções.

7 comentários:

Carlos Barbosa disse...

Eita, ferro! Uma capa diferente, mesmo, mas que impacta e funciona. Receba mais um lote de parabéns. É isso, Mayrant, o que em terras civilizadas seria saudado com festas e nas províncias desperta rancores: o trabalho criativo, que acrescenta ganhos à cultura, que aprofunda o saber humano. E é isso que dá sentido à vida e a faz valer a pena. Ansioso pelas leituras vindouras, abraços, (carlos barbosa)

Georgio Rios disse...

Vamos que vamos, a literatura não para, o presente para nós leitores,é muito bom, dois livros novos, dois novos universos a desvendar, e a habitar. Duplamente parabéns e as Palavras do Carlos acertam na mosca!!!!Vamos que vamos, mais um na minha lista!!!

Lidi disse...

Mayrant, que maravilha! Você sabe que, além de considerá-lo um amigo, sou grande admiradora da sua literatura, do seu estilo, das suas histórias. Estou muito feliz com os dois lançamentos e sei que, ainda este ano, mais livros virão. Você merece. Um forte abraço.

Gustavo Rios disse...

Ora se pois. Mais um grande livro.

Saberes e sabores disse...

Mayrant, querido,
Quanta alegria por saber que terei mais um livro escrito por vc, por saber que terei uma literatura que me acalenta até quando me tira da inércia (ou justamente por isso). Ansiosa pelos "Encantos do sol"!!!
Feliz por vc e por aqueles que gostam dela: a literatura!!! Forte abraço!!!

Ricardo Thadeu (Gago) disse...

belo título, bela capa e belo incentivo.
no aguardo, meu caro.

Marcela Soares disse...

Que maravilha, Mayrant! No aguardo de mais uma prazerosa leitura! Abraços.