"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

domingo, 20 de dezembro de 2009

O PENSAMENTO É UM MAL

"O que significa conhecer? Por exemplo: eu sei que sou Tolstói, escritor, tenho mulher, filhos, cabelos grisalhos, um rosto feio, barba; tudo isso está escrito no passaporte; quanto à alma, não há nada nos passaportes. Sobre ela só sei uma coisa: a alma quer estar próxima de Deus. Mas o que é Deus? Algo do qual minha alma é só uma partícula. É tudo. Para quem aprendeu a raciocinar, é difícil ter fé, e viver em Deus só se pode por meio da fé. Tertuliano disse: 'O pensamento é um mal'."

LIEV TOLSTÓI. Peso-pesado da literatura russa do século XIX, autor de Guerra e paz, Ana Karenina e de inúmeros contos e novelas que muito influenciaram escritores de todo o mundo. O trecho acima está no texto Liev Tolstói, de autoria de Máximo Górki, com pelo menos duas edições no Brasil, uma pela Perspectiva e outra pela Martins Fontes.

6 comentários:

Hitch disse...

Deus é a nostalgia do pai que nunca tive. Portanto, com o devido tributo a Tolstói, sou pedra. Aquele abraço.

Lidi disse...

A existência de Deus é mesmo um mistério. No entanto, não fico tentando compreendê-la, não adianta. Acredito que Ele existe e ponto final. Aliás, essa é a minha maior crença, se não for a única verdadeira. Um grande abraço, Mayrant.

Georgio Rios disse...

Também ando carregando esta crença de que Lidi fala, uma das únicas que não largo, por decisão e cautela.Porem o exerto é simplismente genial.

Bípede Falante disse...

Antes de vir para cá, estava pensando no Natal, em uma cena que vi em um shopping, onde um papai noel e seus ajudantes cantavam "seja rico, seja pobre, o bom velhinho sempre vem" e que me doeu até a última célula porque gente humilde se entrar para olhar uma vitrine é perseguida pelos seguranças. Pensar e sentir são o nosso privilégio humano, mas nem sempre é fácil. Deus, se existe, de pai mudou para amigo imaginário e olhe lá.

anjobaldio disse...

Muito bom cara, grande abraço!

Juliana Cordeiro disse...

Mayrant , seu blogger é maravilhoso.! Sobre esta postagem eu não concordo com Tolstói , prefiro a frase de Emílio Castelar :
Pensar é viver; o pensamento tudo abrange, tudo contém, tudo explica."
ou ainda a de William Hazlitt :"A simplicidade de caráter é o resultado natural da profundez de pensamento."

Mas a frase mais sublime : penso , logo existo.

Se eu não pensar um momento sequer sinto-me incapaz de ser um ser racionalmente humano.!