"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O LÍDER

Para quem não conhece, esse é o Líder: um restaurante localizado no bairro do Dois de Julho, Centro de Salvador. Ali, esporadicamente, alguns escritores se encontram, bebem, comem, jogam conversa fora, falam de literatura (sem a pompa nem o esnobismo do tema), de cinema, futebol e livros raros, recém-lançados ou recém-descobertos: Lady Macbeth do Distrito Mtzensk, de Nikolai Leskov, e O fantasista, de Hernán Rivera Letelier, por exemplo. O primeiro, uma história de crime; o segundo, de futebol; ambos, porém, literatura. No último encontro, sábado passado, compareceram, na ordem da foto, Gustavo Rios, Lima Trindade, Tom Correia, Carlos Barbosa e eu. Celebramos os nossos livros. Os que já estão em fase de produção ou os que acabaram de receber um ponto final, caso do novo volume de contos do Gustavo. Lima segue escrevendo seu romance, que, como é da natureza do gênero, se estenderá até o ponto em que a história quiser. Aos curiosos, esclareço que é neste bar que Victor Vhil marca ponto, bebe café, raramente uma cerveja, e conta suas histórias...

O crédito da foto é de Itamar, garçom, que, mal a tirou, disse com propriedade: "Ficou excelente!" De fato.

5 comentários:

Georgio Rios disse...

Um Lugar pra explorar e curitr.No bom sentido do termo, Vai lá que encontramos o Victor?Não é uma sorte!!!

Lidi disse...

Sem dúvida, a foto que Itamar tirou ficou excelente! Bom saber que vem livro novo do Gustavo por aí. Um abraço, Mayrant.

Hitch disse...

Eu estive aí, pelos menos foi o que Victor me disse. Aquele abraço.

RAILTON SANTOS disse...

Mayrant,
Desde "Antologia antecipada", se não me engano, é este o título do livro que você escreveu com Helton, que venho lendo sua obra. Este texto me tocou, principalmente, por falar do nosso maltratado e amado Largo Dois de Julho.
Railton Santos

Wladimir Cazé disse...

farra boa com gentes finas!... estive de raspão por salvador no fim de semana passado e arrisquei uma blitz surpresa no Líder, por volta das 13h de sábado, mas nenhuma presença ilustre foi verificada. o que sinto são saudades das horas que passei com vocês no reduto. abraços.