"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TEMPO GANHO, TEMPO PERDIDO

"Eu tinha tantas coisas na cabeça! Tantas, que me custava colocá-las em ordem. Acontecia-me às vezes, mesmo no escritório. Não reorganizava imediatamente uma pasta e acabava por não conseguir mais encontrá-la. E minha mãe dizia então que as coisas devem ser colocadas em seu lugar à medida que chegam, quando ainda podem ser administradas; que, quando se deixa espaço para a desordem, vem o desânimo e não se consegue mais reorganizar nada, perde-se um monte de tempo. Mas, ao contrário, quando se perde aquele bocadinho de tempo necessário para recolocar uma coisa imediatamente em seu lugar, depois é tudo tempo ganho, pois cada coisa está em seu lugar a qualquer momento que se procure..."

MARCELLO FOIS, escritor italiano, em Sempre caro (Record, 2004). Com pouco mais de cinquenta anos, Fois vem se notabilizando por uma produção de reconhecido valor literário e alguma penetração popular, talvez oriunda dos prêmios que ganhou, o Calvino, em 1995, e o Dessi, dois anos depois, bem como de seu estilo, preciso e envolvente. Criador do personagem Bustianu, um advogado que, por força das circunstâncias, acaba por resolver intrincados crimes.

3 comentários:

Evanillton Gonçalves disse...

Achei essa referência interessante, Maryant. Comprei o livro aqui pela internet. Valeu! ;-)

Evanillton Gonçalves disse...

O livro é muito interessante mesmo, Mayrant. Suave. Livro para se ler num só fôlego. Contemplar a poética do Fois é gratificante. A língua sarda enriquece sobremaneira a narrativa.

Aqui, fico com:

"su dinare non facher" - "Não se faz lei baseada em dinheiro!"

Abraços. ;-)

Mayrant Gallo disse...

Fico feliz, Nil, que esteja apreciando o estilo e as idiossincrasias do Fois. A descoberta de um novo autor de valor é sempre gratificante. Abraço, e obrigado pelos comentários aqui.