"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

sábado, 19 de novembro de 2011

CONFORTO DE UM AMIGO

De todas as mensagens que recebi desde ontem, de amigos e parentes (e não foram poucas e todas muito bonitas), escolhi esta para publicar aqui, como forma de agradecimento às pessoas que me escreveram e compareceram ao funeral de minha mãe. Sintam-se todos abraçados, pelo conforto que me deram, pessoalmente ou através de palavras.

"Mayrant, fujo da obviedade dos pêsames não pelo gosto que compartilhamos pela originalidade na escrita, mas por não perceber a dimensão da dor alheia: sempre fica aquela sensação de estarmos sendo um pouco trapaceiros e bastante limitados.

Cabe a mim, na condição de seu amigo recente, tentar lhe devolver o futuro. Não em forma de coisas grandiosas ou exageradas – isso fica para os seus amigos de longa data, para sua esposa, para os seus próximos. Mas na condição de trazer ao seu cotidiano aquele ritmo constante e confortável; aquela rotina em que pouco nos falamos, mas muito dizemos: os livros, projetos, a admiração, o respeito e as cervejas que, brevemente, espero compartilhar com você, juntamente com a conta, obviamente.

Não quero ser superficial. E suspeito que sua dor deva ter muito mais do que o tamanho dos fatos, ainda mais sendo você quem é. Algo que supera a morte, os ritos fúnebres, a ausência; algo que deve ir além, chegando às lembranças de uma tarde em sua infância, ou de um prato específico, ou de um aniversário, enfim, de uma vida.

Portanto, meu chapa, sinta-se a vontade para procurar seus amigos. E trazer de volta a “triunfante rotina” da qual somos adeptos.*

Abraços, Gustavo Rios.

*Esta expressão não é minha. Está numa dedicatória de um livro que me deram."

2 comentários:

aeronauta disse...

Que lindo, Mayrant! Que beleza é poder ler mensagens sinceras, e esse é o conforto mais sincero que já li de alguém. Que bom que você tem esse amigo, tão sensível, a ponto de dizer algo tão verdadeiro. Fico feliz dele estar presente na sua rotina, principalmente nesse instante.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Mayrant,meu amigo,um incrível e memorável conforto (felicitações ao Gustavo por traduzir tão bem tamanha sensibilidade). Sinto-me parte dessas palavras, dessa profunda e "triunfante rotina". Como mencionara antes, sabemos que a dor é só sua, mas que profundamente eu e seus amigos mais caros (sejam de longa ou nova data)desejam partilhar. Neste instante, só tenho a acrescentar que tenho boas lembranças de Dona Maria, e da honra e da alegria de contar com um amigo com quem aprendo tanto. Aquele abraço. T