"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CIDADE DE VIDRO

Extraordinária adaptação para os quadrinhos do conto homônimo de Paul Auster. Os autores conseguem a proeza de amalgamar o caráter literário do conto, que não se apaga em momento algum, à agilidade das HQs. E o resultado é uma das melhores obras do gênero, com palavras e imagens funcionando como num filme. Destaca-se sobretudo a sequência em que o protagonista, Quinn, detetive particular de ocasião, decai e envelhece a observar a porta do edifício de seu cliente, numa indiscutível alusão ao célebre conto Diante da lei, de Kafka. Se ainda há dúvidas quanto ao caráter literário das HQs, não há mais quanto à sua capacidade de conservá-lo quando o texto inspirador é a Literatura.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já conhecera de nome a adaptação de Mazzuchelli. Muito bem falada, e, nota-se, muito bem feita. Aquele abraço.

Bípede Falante disse...

Mayrant, tenho alguns volumes do Em Busca do Tempo Perdido em quadrinhos, os desenhos são primorosos e o texto bem colocado. E tenho o Maus, do Art Spiegelman, um livro genial. Vou procurar o do Auster. Fiquei bastante curiosa. Beijo!