"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MERCADANTE, O CURINGA

Coringa, sucedâneo ou avatar de Aloizio Mercadante.
Assombrou-me a notícia de que o curinga Aloisio Mercadante é o novo Ministro da Educação. 

Desde o governo de Luís Inácio Lula Maracutaia da Silva que este sujeito não larga o osso. É um verdadeiro mercador de oportunidades. Abre uma vaguinha aqui ou ali, e ele é chamado para ocupar o cargo ou a este se dispõe. Entende de tudo: de alfabeto cirílico a turbina de avião. 

Sua nomeação para o ocupar o cargo de Ministro da Educação é mais uma evidência de que a presidente está à deriva, e o país, em maus lençóis. 

Uso destes clichês linguísticos, porque é o que funciona: diante de um Governo banal, frases e expressões banais; para se refletir sobre esta figurinha mais do que surrada, Mercadante, ocupando o cargo de Ministro da Educação, não precisamos de muito. O banal mesmo serve. E bem.

Uma vez no poder, ele e seus correligionários ficam lá, nos intestinos da cúpula, brincando de trocar de cadeiras. Enquanto isso, violência generalizada em todo o país, saúde à míngua e educação da pior espécie. Isso até 2018, quando o Lula Maracutaia pretende voltar à presidência e fazer a roda girar do mesmo jeito de agora e ainda mais favorável a eles, num cinismo sem fim.

"Este país é uma choldra." Eça de Queiroz

Será que Mercadante sabe o que é uma "choldra"? Será que ele sabe que "curinga" se escreve com "u"? Que "coringa" é outra coisa? Duvido muito. Ele não vai além de leitor de Batman em ficção. Ou nem isso. O certo é que, como o célebre vilão, à boca pequena e à socapa, eles estão rindo de todos nós, pobres eleitores e membros do maior Clube de Otários que existe, cuja carteirinha de sócio é o título eleitoral.

4 comentários:

Paula P. Simões disse...

A educação neste país infelizmente é um piada.

Unknown disse...

"Membros do maior Clube de Otários que existe, cuja carteirinha de sócio é o título eleitoral". Infelizmente, esta é a nossa condição...

Unknown disse...


Senão houver mais cargos restantes no mundo acho que Lula contrata Mercadante e Aldo Rebelo como diaristas da casa dele e paga com dinheiro público. (só p lembrar, Rebelo é aquele do patriotarismo, do dia do saci, da mandioca no pão, da proibição de estrangeirismos, mudanças pro-ruralistas no código florestal e ministro (dentre outros ministérios) do esporte que achava preconceito com o Amazonas criticar a construção de um estadio das galaxias numa cidade que demanda muita coisa, menos isso.)

***

Não sabia a diferença entre "coringa" e "curinga" nem imaginava uma tal justificativa convincente para usar clichês e banalidades.

***

Ao terminar de ler tencionei saber o que é "choldra" e olhei as lombadas vermelhas dos volumes do meu dicionario na estante, notei que há muito não uso ele. Daí imaginei que ao abrir o volume "de A a C" uma aranha marrom sai da lombada e me pica inoculando seu veneno, letargia letal. Amanhã minha mãe encontra o cadáver, e ao se refazer nota o texto de Mayrant no monitor, no chão um dos volumes do velho dicionario com o qual fora presenteada, ainda criança, pelo pai e uma pequena aranha marrom morta sob o peso do meu corpo; ela deduz tudo e decide processar Mayrant por homicídio culposo.

cara acho melhor eu ir dormir.

Carlos Vilarinho disse...

Ele (s) sabe (m) de nada. Não sabe (m) nem quem foi Bruce Wayne, que dirás...